O que é Software Livre – Que benefícios pode me trazer?

Publicado: dezembro 21, 2009 por onhate em Linux

Software livre
Definição da Wikipédia, a enciclopédia livre.

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído com algumas restrições. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

Ilustração freqüentemente usada como logo para o Projeto GNU

Mas enfim. O que é este tal de Sotware Livre?

Resumindo em poucas palavras… Software Livre e todo programa que você pode alterar, copiar, redistribuir e estudar… tudo isso sobre as licenças impostas a eles. O programa ser SW Livre não quer dizer que ele será obrigatóriamente free, a grande maioria é, mas também existem SW Livres pagos. O SW livre é o oposto do SW proprietário, que é aquele que uma empresa detem todos os direitos de alteração, impõe sua marca acima do produto e nem sempre distribui os códigos fontes junto com o produto, para possíveis alterações ou até mesmo estudo.


Um grande exemplo de uso de SW livre é o OpenOffice e o BROffice, ambos são Livres e free (grátis), o OpenOffice é um projeto da empresa Sun que é uma das maiores parceiras de SW livre do mundo, já o BROffice uma derivação do OpenOffice, uma versão que brasileiros pegaram do OpenOffice e alteraram para a língua portuguesa. Este é um bom exemplo de uso de Software Livre, existia um produto original que foi adequado para outra solução, tudo isso livremente, sem problemas legais e tudo mais…


Existem bons exemplos de SW livre também em Sistemas Operacionais. Para quem não sabe o que é um Sistema Operacional segue um ótimo link. Um grande problema que vejo hoje é que, muitos usuarios de computadores somente conhecem o Windows®, outros até acham que o computador é o próprio Windows®, já que ele vem junto com a máquina que compram e sempre que mandam para um técnico arrumar o computador ele volta com o mesmo Sistema Operacional. O Microsof Windows® é um Sistema Operacional proprietário e pago, se você não o pagou é porque ele é pirata e pirataria é ilegal, não é pagando R$50,00 para um técnico que você vai ter um sistema legal, digamos que o preço de um Microsoft Windows® é bem salgado para usuários comuns. Como eu disse não é só ele que existe, temos muuuuuitos outros Sistemas Operacionais ótimos, até melhores que este último a disposição de quem quiser conhece-los, grande parte destes outros sistemas são livres e podem ser alterados, estudados, compartilhados como os softwares são. Exemplo de Sistemas Operacionais Livres:

  • Ubuntu (meu preferido e que eu utilizo)
  • E muitos outros…

Um bom link para entender o Linux. E outro para escolher a melhor distruibuição a ser usada.


O Sotware Livre está sendo adotado pelo governo em seus novos projetos, foi criado até um portal para acompanharmos o desenvolvimento do projeto. http://www.softwarelivre.gov.br/. É possível economizar muito dinheiro partindo para a idéia de usar SW Livre. Principalmente em empresas. Usando o exemplo da 4Linux que tem muitos clientes importantes a nível nacional e mundial somente usando software livre. Dêem uma olhada nas empresas que estão utilizando Software Livre e suas opiniões: http://www.4linux.com.br/clientes.


Seja livre use Linux ! =)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s